segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Dia de Feira Recomenda #2

Mercadão de Madureira

Ainda que conte com uma infra-estrutura que o aproxime mais perto de um shopping do que de uma feira, o Mercadão de Madureira, por seu tradicionalismo e história, não pode deixar de figurar numa lista de feiras recomendadas. Surgido em 1914,o primeiro Mercado de Madureira tinha exatamente o formato de uma feira livre convencional, onde eram vendidos produtos agropecuários. Após várias expansões, o Mercado passou a ocupar seu atual endereço, na Avenida Edgar Romero, 239, e a chamar-se Mercadão de Madureira. No ano de 2000 o ele foi destruído por um incêndio, mas resurgiu no ano seguinte com novas instalações modernas, trazendo conforto e segurança a seus visitantes.

Atualmente o Mercadão conta com mais de 580 lojas, espalhadas por dois andares e que vendem os mais variados produtos, de alimentos a flores e souvenirs. A dica fica para visitar o local na época da páscoa, onde a grande maioria dos chocolates podem ser encontrados por preços mais em conta do que nos grandes supermercados e shoppings.

Endereço: Avenida Edgar Romero, número 239.
Visitação:
Segunda à Sexta de 6:00 às 19:00h / Sábado de 7:00 às 14:00


Feira de Itaipava

Feirinha de Itaipava virou sinônimo de feirinha de roupa e tralha paraguaia, daquelas que todo o bairro tem uma. Entretanto, a original só ocorre, pasmem, na cidade de Itaipava, terceiro distrito do município de Petrópolis, a 15 km do centro histórico. A feira é famosa pela variedade em moda masculina, feminina, íntima, praia e infantil, tudo a preços de fábrica. Mas nem só de pano ela vive. Em seus mais de 390 stands também podem ser encontradas muitas peças de artesanato local, entre outros artigos. Provávelmenete depois de conhecer essa feira você pensará duas vezes ao se referir a da esquina da sua casa como Feira de Itaipava.

Endereço: Na entrada de Itaipava, no Km 63 da rodovia BR040, pra quem vai do Rio de Janeiro.
Visitação:
Sexta-feira, das 13:30hs às 18hs, funcionando parcialmente só com alguns stands. Sábado, domingo e feriados, das 10:00hs às 19hs, todos os stands.

Feira das Yabás

Samba e comida. Assim é a Feira das Yabás, também conhecida como Feira Gastronômica do Samba, que ocorre todo segundo domingo de cada mês, na Praça Paulo da Portela, em Oswaldo Cruz, em frente a Portelinha. Nela, diversas agremiaçõs de escola de samba se reunem para vender, cada uma em sua barraquinha, o melhor da gastronomia suburbana: rabada, bóbó de camarão, peixe frito, cozido de peixe, vaca atolada, angu a baiana. Tudo com preços que vão até no máximo R$8,00. E pra ajudar a comida descer melhor, às 14h começa uma roda de samba, comandada por Marquinhos de Oswaldo Cruz, e que sempre recebe um convidado a cada edição. Programa gastronômico bom, barato e de qualidade.

Endereço: Praça Paulo da Portela, Oswaldo Cruz.
Visitação: Todo o segundo domingo do mês, a partir do meio-dia (a roda de samba só às 14h).


Feira Cultural da Fotografia e Imagem

Pros amantes de fotografia (e quem não é?) acontece todo último domingo do mês, nos jardins do Museu da República, a Feira Cultural da Fotografia e Imagem, que reúne o trabalho de profissionais, amadores e colecionadores de tudo que é relacionado a fotografia. Mas nem só de exposição a feira se mantém. Nela também ocorrem workshops, palestras e projeções sobre o tema. Além disso, toda edição há um palestrante convidado falando sobre seu trabalho e da prática da fotografia profissional.

A Feira Cultural da Fotografia e da Imagem é organizada com o apoio da Associação Brasileira de Arte Fotográfica (ABAF), da ARFOC (Associação Profissional dos Repórteres Fotográficos e Cinematográficos do Rio de Janeiro) e da revista Photo Magazine. A entrada é franca.

Endereço: Rua do Catete, 153 - Catete
Visitação: Sempre no último domingo do mês, das 10h às 17h.

Nenhum comentário: