Feira de São Cristovão

“O maior Nordeste fora do Nordeste”. É assim que se auto-intitula a tradicional Feira de São Cristovão, abrigada no Centro Luiz Gonzaga de Tradições Nordestina, no Campo de São Cristovão. A feira surgiu a 62 anos atrás, quando caminhões pau-de-arara chegavam ao Campo de São Cristovão trazendo retirantes nordestinos para trabalhar na construção civil, proporcionando animados reencontros de parentes e conterrâneos, com muita música e comida nordestina.
Hoje ela conta com cerca de 700 barracas fixas que oferecem várias modalidades da cultura nordestina: culinária, artesanato e música. Restaurantes intercalam-se com barraquinhas de cds e dvds, que por sua vez intercalam-se com lojas que vendem de berrantes a esculturas nordestinas. E nas extremidades do pavilhão, dois palcos garantem forró arretado para não deixar ninguém parado, mesmo que você não saiba dançar (eu não sei, toca ae o/).
A feira funciona no seguinte esquema: de terça a quinta-feira os restaurantes abrem para almoço e na sexta-feira, a partir das 10h, todas as outras barracas funcionam interruptamente, até as 22h de domingo. O pavilhão conta com estacionamento e a entrada tem o custo simbólico de R$1,00.
Endereço: Campo de São Cristovão
Visitação: Terça-Quinta, 10-16h, Sexta, a partir das 10h às 22h de domingo.
Feira do Lavradio

Com 11 anos de existência, a também conhecida como Feira Rio Antigo, organizada pela Associação dos Antigos Comerciantes do Centro do Rio, com o apoio da Subprefeitura do Centro, é uma feira de antiguidades que reúne mais de 350 expositores na Rua do Lavradio, Centro do Rio de Janeiro. Nela são vendidos móveis, objetos de decoração e artesanato, e oferecidos serviços de restauração de mobiliário, consertos de lustres, estofamento, etc. Mantendo a importâcia cultural do local, a feira também promove diversas atividades de caráter artístico, como apresentações de música clássica, MPB, exposições e números de dança.
Funcionando todo o primeiro sábado do mês, de 10h às 18h, a feira acaba servindo como ponto de encontro entre amigos que de lá partem para aproveitar a noite nos arcos da Lapa. É uma boa dica.
Endereço: Rua do Lavradio (entre a Visconde do Rio Branco e a Av. Mem de Sá)
Visitação: Sempre no primeiro sábado do mês, das 10h às 18h.
Feira Hippie Ipanema

Com mais de 30 anos de existência e localizada na Praça General Osório, a Feira de Artesanto de Ipanema atualmente é reconhecida internacionalmente como um dos principais pontos turísticos do Rio de Janeiro. Frequentada por turístas e cariocas, nela pode-se encontrar os mais variados artigos e tipos de presentes, de roupas de couro a instrumentos musicais, a preços que variam do acessível aos “pra turista”. Ainda que não se pretenda comprar nada, a feira ainda representa um ótimo passeio para um dia de domingo devido a beleza da área e sua proximidade da praia.
Endereço: Praça General Osório, Ipanema.
Visitação: Todo domingo, das 8h às 19h.
Feira Hype

Inspirada nas principais Feiras Culturais das grandes cidades do mundo, como Portobello Road (Londres) e El Rastro (Madri), a Babilônia Feira Hype surgiu em 1996, no Parque do Flamengo, e hoje encontra-se instalada no Jockey Club Brasileiro, na Tribuna C, com o apoio da Prefeitura do Rio através da Secretaria de Cultura/ Fundação Rio Arte / RIOTUR. Lá você encontra a presença de artistas e personalidades do meio cultural brasileiro, junto a cidadãos menos celebres, todos atrás de peças de Moda, Arte, Decoração, Gastronomia, Cultura e Variedades nos cerca de 200 expositores. Uma versão menor da feira também pode ser encontrada na Barra da Tijuca no Hipermercado EXTRA 24h, na Avenida das Américas 1510.
Endereço: Jockey Club Brasileiro – Rua Jardim Botânico, Tribunas B e C / Hipermercado EXTRA 24h – Avenida das Américas 1510, Barra da Tijuca.
Visitação: Edições quinzenais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário